top of page
Pintura hidrográfica

HISTÓRIA DO AUTOMÓVEL

Conhecida também como Hydro Dipping, essa técnica se tornou febre entre os apaixonados pelo mercado automotivo. Clique e confira mais sobre este curso:

Curso-de-Pintura-Hidrografica-WTP-Brazil

Como tantas outras máquinas complexas, ele foi resultado de uma longa e lenta evolução. Ainda durante a Renascença, no século 15, o pintor e inventor italiano Leonardo da Vinci projetou um triciclo movido a corda, como um relógio. A ideia, porém, nunca saiu do papel e o automóvel só começou a ganhar vida três séculos depois, a partir do aperfeiçoamento da máquina a vapor. Bastou isso ocorrer para que o engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot criasse, em 1769, a carruagem movida a vapor, uma das primeiras versões do que viria a ser o automóvel. A invenção de Cugnot demorou um pouco para se popularizar, mas em 1800 já existiam ônibus a vapor circulando pelas ruas de Paris. Esses veículos, que funcionavam queimando carvão, eram pesados, barulhentos e fedorentos – tanto que foram proibidos na Inglaterra, onde os trens já eram o principal meio de transporte.

850_400_primeiro-carro-do-mundo_15066108
automobiliui-130-metu-mercedes-benz-isto

Passo a passo como solicitar isenção de impostos para aquisição de veículos automotores Zero KM.

Sem imposto.jpg
Ford T - Primeiro carro produzido em série no mundo
O AUTOMÓVEL DE KARL BENZ

O PRIMEIRO CARRO DO MUNDO

 

Apesar de a criação do automóvel moderno ser atribuída ao engenheiro alemão Karl Friedrich Michael Benz, em 1886, a verdade é que o primeiro carro do mundo não é da autoria do fundador da Mercedes-Benz, empresa criada em 1924, resultado de uma fusão entre a Benz & Cia e a Daimler AG.

O primeiro veículo a que podemos chamar de carro, era movido a vapor e foi inventado pelo francês Nicolas-Joseph Cugnot, em 1769. Tinha a capacidade de carregar até quatro toneladas e circulava a uma velocidade de 4km/h. No início do século XIX, já havia vários dentro do gênero a circular por Paris.

O AUTOMÓVEL DE KARL BENZ

 

Como dito anteriormente, em 1886, Karl Benz criou o automóvel moderno. Porém, o que é que distinguia a sua criação das restantes? A resposta é simples, embora a concepção fosse complexa para a altura: o motor do carro da autoria do engenheiro alemão era movido através da combustão a gás. Este veículo circulava a uma velocidade de cerca de 15 km/h, tinha três rodas e tinha espaço para somente duas pessoas.

AS INOVAÇÕES DE DAIMLER E DE FORD

 

Benz construiu o primeiro carro do mundo movido a gás. No entanto, o avanço da indústria automobilística não seria possível sem a ajuda de Gottlieb Wilhelm Daimler. Foi ele que, durante a mesma altura que o seu compatriota alemão, desenvolveu o motor a gasolina.

Já o americano Henry Ford, criou a sua própria empresa em 1903, desenvolveu a produção em massa de carros, facilitando e diminuindo os custos da produção dos mesmos, o que acabou por tornar o automóvel muito mais acessível, principalmente a partir dos anos 20 do século XX.

O modelo T (apresentado em 1908, já com quatro rodas e capacidade para quatro pessoas) foi, durante muito tempo, o veículo mais comum e mais prático de conduzir. Foi este mesmo que levou à expansão e popularização do carro.

FORD-COMEMORA-98-ANOS-DE-BRASIL-E-90-ANO
Ford modelo T
1927
Alfa_Romeo_Retro_1933-34_511673_1920x108
Alfa Romeo 
1933

© 2018 by Automóveis Clássicos

bottom of page